Como atingir em cheio seu público alvo?
Essa pergunta não tem uma resposta simples e exata, mas um bom caminho está em se pensar nas necessidades de todos os seus clientes, mas vem outra questão nesse assunto, qual a importância de se pensar nisso? O cliente que tem suas necessidades entendidas e satisfeitas sempre experimentará seu produto, ele tem grande chance de se fidelizar e certamente irá indica-lo ao seu círculo de amizade.
Primeiramente,
quando uma empresa tem por objetivo conhecer melhor seu cliente e suas
necessidades, aumenta muito a probabilidade de se ofertar o produto ou serviço
correto conforme o perfil do consumidor. Uma oferta de uma nova forma de
aplicar insulina em uma farmacêutica, por exemplo, é classificada entre os
consumidores como interessante, por diabéticos, e spam, por não diabéticos.
Assim é o mesmo para hipertensos, obesos, entre outros. O certo é que o cliente que tem suas
necessidades atendidas vai, provavelmente, efetuar a compra e experimentar sua
proposta de produto ou serviço.
Outro
fato fundamental sobre entender os clientes é que, quando eles têm suas
necessidades atendidas, na maioria dos casos, se fideliza. Voltando ao exemplo
anterior, nosso cliente diabético ficou maravilhado com a nova forma de aplicar
insulina, logo ele vai continuar adquirindo o produto e sendo muito mais
receptivo com todos os produtos que a marca que fabrica sua nova insulina
produz.
Por
fim, o cliente que teve sua necessidade satisfeita não vai guardar esse produto
incrível (descoberto por ele) exclusivamente para si. Toda a sua família e
grupo de amigos ficará integrado a essa tecnologia, devido a sua empolgação. O cliente diabético, do exemplo anterior, será um propagador do produto em
questão, será sempre o primeiro a indicar essa nova forma de aplicar a insulina
quando ver a #diabetes nas redes sociais.
Para
se concluir de vez, é extremamente importante pensar nas necessidades de todos
os clientes, na oferta de algum serviço ou produto, para se pensar em todos. É muito importante entender o ser humano como um indivíduo único e considerar
suas particularidades, para somente assim poder entender suas necessidades, pois os clientes que tem suas necessidades
atendidas darão uma oportunidade para seu produto, se manterão fieis e serão
uma ótima fonte de marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? Então Clique Aqui!

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa frase "É muito importante entender o ser humano como um indivíduo único e considerar suas particularidades". O sujeito que é o ser humano é incrivelmente destacado como um ser único e com suas características. Quando estudamos o público alvo, estudamos um composto de pessoas diferentes, porém, com único objetivo. Por exemplo: Meu público alvo são pessoas acima do peso. Portanto independente se são mulheres, homens, senhoras ou senhores, o objetivo é o mesmo, que é emagrecer.
ResponderExcluirPortanto a análise relatada no post é show e deixa claro a importância de se ter um público alvo.
Rodrigo de Almeida Rodrigues/Gestão da Informação
Certamente, quando se gosta de um produto ou serviço, este é indicado a pessoas próximas. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, "Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo". Ou seja, quando se faz um produto ou presta um serviço que é pensado para todos os públicos, o próprio produto ja faz o seu marketing, através das recomendações feitas por seus usuários.
ResponderExcluirJaime Leite Mattos Neto//Gestão da infor.
Achei muito interessante como o texto da ênfase sobre fidelizar os clientes, a muitos sites na internet que da varias dicas de como fidelizar os clientes e no texto fala algo muito legal "quando eles têm suas necessidades atendidas, na maioria dos casos, se fideliza.". E sim como todos somos clientes entendemos que quando se realmente tem uma necessidade atendida ficamos mais propícios a voltar ao mesmo estabelecimento e até indica-lo para outras pessoas.
ResponderExcluirFilipe Gabriel. GI.
gostei muito do texto. Realmente envolve muito a frase de kotler "A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos"
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu gostei muito como o texto aborda que aquilo que é bom para um público não necessariamente vai atender todos, mesmo que compartilhem o mesmo espaço. Como no exemplo da farmacêutica que atende várias pessoas, mas a insulina poderia ser um diferencial para um nicho específico. Isso mostra que quando um negócio entende as necessidades ele consegue atender melhor e cria um diferencial também.
ResponderExcluirAnthonny Rolwer
É interessante o fato de que não há uma resposta específica a essa pergunta, o que a empresa tem de fazer é atender as necessidades do máximo de clientes possíveis, criando assim um mercado consumidor fiel e que também ajudará no marketing da empresa, falando dela para seu círculo social próximo.
ResponderExcluirA frase: "quando eles têm suas necessidades atendidas, na maioria dos casos, se fideliza", e é muito real isso, de muitas maneiras: a forma que você é atendido na relação interpessoal dos funcionários com os clientes, com um produto que promete e cumpre o que é esperado pelo consumidor, pelas funcionalidades. É aquela velha frase: "produto bom se vende sozinho".
ResponderExcluirTem muito como foco que as empresas não devem só ter compradores da sua marca/empresa e sim fãs fieis que sempre vão usufruir de seus produtos e serviços e só é capaz de conseguir isso as empresas que adotarem os fatos abordados nesses texto.
ResponderExcluirO cliente quando se sente representado e se sente acolhido de alguma forma ele se fideliza a marca.
ResponderExcluirA ideia de fidelizar o cliente hoje em dia é algo essencial. Hoje após um produto ser entregue, por exemplo, a empresa que vendeu faz uma série de questionamentos, para saber se tudo ocorreu bem, e isso é bom, pois da ao cliente a sensação de que a empresa se importa com a opinião dele e também de bom atendimento, mesmo a compra sendo feita online.
ResponderExcluir