Ambiente organizacional e suas implicações nas estratégias de Marketing

     


De acordo com os teóricos, Certo e Peter (2005), a análise do ambiente organizacional “É o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.”

Dessa forma, entende-se que tal ambiente pode ser dividido em duas formas: ambiente interno e externo.

·         Ambiente Interno: Composto pelos elementos internos da organizações, como o próprio nome prevê. Sendo esses, trabalhadores, valores, administradores, tecnologia, cultura organizacional.

·         Ambiente Externo: Definido pelo contexto em que a organização coexiste e opera. Podendo ser subdividido em: ambiente externo geral e de tarefas.

- Geral: Elementos que tem efeito imediato na organização. Compõe o ambiente externo geral, por exemplo, a dimensão econômica, dimensão tecnológica, sociocultural, político-legal e internacional.

- Tarefas: Diferente do ambiente geral, o de tarefas, é definido por fatores que afetam diretamente e são afetados pelas operações da organização. Dentre eles estão, fornecedores, clientes, concorrentes, reguladores.

                Além, de deverem ser levados em consideração as forças e fraquezas, dessa determinada organização, o clima organizacional, o macro e microambiente. Todas essas variáveis interferem na forma que se aplica o gerenciamento de Marketing. Elementos como a situação política do país em que a empresa se encontra, determinam também, mudanças nas estratégias de Marketing.

                Por fim, deve se levar em consideração o ambiente cultural, que se engloba tal organização, uma vez que esse, é o ambiente que se pode dizer, mais forte na hora de colocar em jogo os fatores de influência do comportamento de seus clientes. O posicionamento de uma marca pode ser o mesmo para o mundo todo, mas a estratégia de marketing usada, depende da cultura, valores e fatores de importância, individuais de qual localidade do mapa que ela está inserida. Podendo ser levada em consideração a citação do teórico (SANDHUSEN, 2003) Os fatores psicológicos que influenciam o comportamento do comprador podem ser representados por meio do modelo de comportamento do consumidor, que diz em quando, por que, como e onde as pessoas compram ou não compram produtos”

                Exemplo disso, é a estratégia de Marketing, do Mc Donald’s, que varia de acordo com a localidade em que está distribuído. Por exemplo, nos restaurantes da marca em países de islâmicos, a carne é proveniente de animais abatidos segundo preceitos muçulmanos, além de não existirem alimentos de nenhum tipo de carne de porco. Em Israel, em três restaurantes, eles não abrem aos sábados e, não vendem cheeseburguers, um dos principais produtos da organização. Isso porque segundo a lei judaica, uma das principais religiões da região, leite e derivados, não podem estar disponíveis em uma refeição que já possui carne, esses alimentos não podem estar juntos.



Referência Bibliográfica:

https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/

https://administradores.com.br/artigos/estrategia-o-ambiente-organizacional

https://rockcontent.com/br/blog/ambientes-de-marketing/

http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/modernizacao-do-mcdonalds/

GRIFFIN, Ricky. MOORHEAD, Gregory. Fundamentos do comportamento

organizacional. São Paulo: Ática, 2006.

McDONALD’S ARÁBIA SAUDITA. (Região Central, Leste e Norte). Disponível em:

<http://www.mcdonaldsarabia.com/ksa-riyadh/en/home.html>.

SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

STEVENS, Robet E.; et alli. Planejamento de Marketing. São Paulo, Pearson Education do

Brasil, 2001.


Alunos:

- Filipe Vaz

- Ítalo Bacci

- Isabela Miranda

- Pedro Henrique Vieira

Comentários

  1. Muito legal essas informações, o McDonalds é meste em se adaptar à cultura de cada país, até mesmo em países culturalmente parecidos essa adaptação ocorre, exemplo é o Cheddar McMelt, que é um lanche fixo só no Brasil, pois no resto da américa latina não existe tamanho apreço pelo cheddar.

    ResponderExcluir
  2. O exemplo do McDonalds nos mostra claramente a importância de uma empresa conhecer o ambiente na qual está inserida!

    ResponderExcluir
  3. De fato, o Mcdonalds da aula de como se analisar o contexto externo ao qual esta inserido e se adaptar a ele de forma simples e eficiente.

    ResponderExcluir
  4. "O posicionamento de uma marca pode ser o mesmo para o mundo todo, mas a estratégia de marketing usada, depende da cultura" eu acho isso muito legal, pois mesmo a marca sendo consolidada em outros países, para ela conseguir novos públicos ela tem que entender quem é o público dela.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Mc'Donalds é realmente o melhor exemplo de empresa inteligente. Mesmo o mundo sendo absurdamente vasto culturalmente eles conseguem ser a 67ª empresa mais globalizada do mundo.

    ResponderExcluir
  6. De fato a organização do Mc´Donalds faz com que ele tenha ações de marketing feitas de forma otimizada. - comentário feito por: Henrique Parreira

    ResponderExcluir
  7. O dia que fiquei sabendo que o Mc Donalds copiou uma outra hambúrguer, pude ver o que é uma estratégia de marketing

    ResponderExcluir
  8. O dia que fiquei sabendo que o Mc Donalds copiou uma outra hambúrguer, pude ver o que é uma estratégia de marketing

    ResponderExcluir
  9. realmente,é importante entender seus consumidores, e o Mc Donalds é um bom exemplo disso, diversificando seus produtos para uma melhor aceitação de seus clientes

    ResponderExcluir
  10. realmente, o exemplo da empresa do texto é muito interessante, principalmente a forma como ela funciona, focando geograficamente para a mudança do produto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque seu nome para identificação do comentário.