O comportamento do consumidor é baseado na influência de diversos fatores, sejam eles: sociais, culturais etc. Dessa forma, nosso objetivo é demonstrar como ocorrem os gatilhos mentais que determinam se uma compra vai ser feita ou não.
De acordo com Karsaklian (2000, p.11), “ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, divertir-se... é viver”. Ou seja, o ato ser humano está instrinsecamente ligado ao fato de consumir. Assim, podemos ainda associar a teoria de Cobra (2007, p. 59) que destaca que “cada consumidor reage de forma diferente sob estímulos iguais, e isso ocorre porque cada um possui uma ‘caixa preta’ diferente", podendo-se entender que o estímulo que faz com que a professora Michele compre um computador, faça com que a aluna X compre um kit de maquiagem, ou até mesmo, um computador mas com características diferentes ou não compre nada.
O teórico Kotler, visa em sua teoria entender como a classe social, interfere na forma como se dá o consumo: "as classes sociais são divisões relativamente homogêneas e permanentes numa sociedade, ordenadas com respeito a cada um e cujos membros compartilham dos mesmos valores, estilos de vida, interesses e comportamento". Nesse viés, Garvin definiu as 5 características que respondem a pergunta: Por que o consumidor adquire um determinado produto?, sendo eles: processo, o produto, o valor, a imagem e a marca e a visão do usuário.
- Processo: O cliente precisa confiar no processo de produção. Exemplo disso, é que após inúmeros casos de produtos vindos da China, de péssima qualidade, o consumidor final opta por não consumir produtos vindos de lá, por não confiar no processo de produção.
- Produto: É preciso que essa peça traduza o que seu criador deseja expressar, além disso é preciso que o público-alvo esteja bem definido. Para Meadows (2010, p.93), “você deve criar um clima e um estado de espírito que digam é disso que trata a minha marca”.
- Valor: O valor engloba não só o preço pelo qual o consumidor poderá adquirí-lo, mas também - os prazos de pagamento, descontos e condições de créditos são aspectos diretamente relacionados ao seu custo e que, na maior parte das vezes, funcionam como fatores de influência na decisão de compra dos clientes - Kotler (2000)
- Imagem: O que você quer transparecer ao consumir determinado produto?
- Marca: Esse é o determinante de consumo mais claro e de fácil compreensão. Eu chego no mercado e desejo muito adquirir um refrigerante, ao visualizar a prateleira estão lá o Refrigerante de Cola A, que nunca foi antes visto no mercado de consumo e uma garrafa de Coca-Cola, qual eu escolheria? Muito possivelmente a marca mais famosa, que eu sei que é de qualidade;
COBRA, M. Marketing e Moda. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2007.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Tradução de Alexandre S. Martins. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Prentice/Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P. Administração de Marketing. Edição novo milênio. Tradução Bazán. Tecnologia e Linguística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Pesquisa IBOPE/ Editora Abril realizada em 2008. Disponível em <http://mdemulher.abril.com.br/revistas/midiakit/classe-c-no-brasil/index.html >. Acesso em: 29 de novembro de 2011.



Bom lembrar que a classe social, interfere na forma como se dá o consumo porque as empresas estão buscando sempre acompanhar o constante
ResponderExcluircrescimento do mercado com o intuito de descobrir as preferências e desejos dos seus clientes e independente dos baixos salários, é possível notar que as casas deste grupo possuem TV e geladeira, às vezes, telefone, microondas, computador...
A forma como o consumidor age interfere muito na hora de elaborar campanhas para o produto, muitos consumidores optam por marca A ou marca B, e isso se dá de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
ResponderExcluirEntender o comportamento do consumidor se mostra um caminho sem volta, o estudo das variáveis deve ser constante, pois estas apresentam um dinamismo cada vez maior.
ResponderExcluirDe acordo com o livro O Lobo de Wall Street, através do método linha reta, em uma reunião para saber o porque seus vendedores não estavam se saindo bem, ele diz que "Toda venda é igual, independente da pessoa ou classe". Se diz respeito ao processo de venda, são as mesmas etapas, a diferença está de como é passada a informação
ResponderExcluirCada vez mais, o estudo do mercado e do público alvo se torna fundamental para o sucesso da empresa.
ResponderExcluirAs classes sociais definem muito no processo de marketing de uma empresa, assim, sendo uma forma de lidar com isso, é muito válido a análise de Garvin das 5 características sobre o por que das pessoas adquirirem tal produto. Muito interessante!!
ResponderExcluirÉ interessante o conceito de criar urgência. As vezes você vai efetuar uma compra online e na tela de pagamento aparece um timer com uma contagem regressiva avisando que aquele preço só ira durar mais algum tempo, mas se você reinicia a página o timer reseta e volta pro tempo inicial. Um exemplo de empresa que faz isso é o hurb.
ResponderExcluir