A evolução do relacionamento Cliente-Fornecedor



   Durante muito tempo, as relações criadas entre os clientes e seus respectivos fornecedores eram única e exclusivamente profissionais e não eram construídas de uma forma que gerasse confiança para ambos os lados. Atitudes rotineiras dos clientes evidenciam essa "falta de confiança" nos fornecedores, como por exemplo o fato de sempre tomarem muito cuidado no recebimento das mercadorias, sempre conferindo item por item. Isso por que os clientes acabavam criando uma imagem dos fornecedores como sendo adversários/concorrentes mal intencionados que queriam sempre tirar proveito sobre seus possíveis descuidos. E atualmente, temos percebido que esse não é o intuito da maior parte dos fornecedores. Fato esse que tem alterado ao longo do tempo, a forma como as negociações entre cliente e fornecedor ocorrem.

   Hoje em dia os clientes e os fornecedores estão cada vez mais buscando ter uma relação mais próxima e de maior confiança entre si. Mas essa confiança é adquirida com o tempo e com atitudes idôneas das duas partes. Para isso, os dois lados devem ser flexíveis e compreensivos desde que tudo esteja dentro do acordo firmado. Algumas dicas devem ser seguidas para a construçao de um bom relcionamento Cliente-Fornecedor, sao elas:

   1) O cliente deve sempre pagar os valores acordados na data correta, e caso aconteçam imprevistos, nao se "esconder" dos fornecedores. E sim conversar, explicar a situaçao e contar com a compreensão de seu fornecedor.



   2) O fornecedor precisa procurar atender as necessidades de seus clientes quanto a tempo de entrega e valores, mas sem fazer "falsas promessas". Sendo assim as datas marcadas para a entrega de produtos ou serviços devem ser atendidas com excelência. E da mesma forma, em caso de imprevistos, deve-se dar satisfações ao seu cliente.



   3) Alem disso, é extremamente importante que os clientes deixem bem claro aos seus fornecedores os seus projetos e intenções dentro da empresa, para que assim o fornecedor possa até mesmo ajuda-los em seus planos futuros. E para isso é fundamental a existência de interações pessoais, ou seja cara a cara, entre eles.



   Seguindo esses passos será criado um relacionamento do tipo comakership. Onde existe uma confiança mútua entre as partes, participação dos fornecedores em processos de venda do cliente e o fornecimento dos produtos com qualidade garantida. E com um relacionamento desses formado entre clientes e fornecedores, tudo fica mais fácil, inclusive para o próprio cliente; visto que este não precisará mais ir atras de novos fornecedores, por exemplo, pois já tem o seu de confiança. 
Sendo assim, basta ser comunicativo expondo sempre suas ideias e necessidades, tratar os fornecedores com devido respeito e justiça e pagar as contas nos prazos estipulados para que se tenha não apenas um fornecedor, mas um parceiro de negócios.

Deixei um video aqui pra vocês mostrando qual a importancia de se ter bons fornecedores e como devemos geri-los. Assistam, vale a pena!!!
👇👇👇👇👇👇👇
👆👆👆👆👆👆👆


REFERÊNCIAS




NOMES: Jaime Leite Mattos Neto
                Otávio Araújo Guimarães Costa
                Henrique Parreira Ribeiro
                Rodrigo de Almeida Rodrigues

CURSO: Gestão da Informação



 

Comentários

  1. Um bom relacionamento com os fornecedores é extremamente favorável pro desempenho da empresa. Vantagens em mercadorias ou até mesmo na negociação se tornam possíveis diante de uma boa convivência cliente-fornecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa é total dependente do fornecedor, ainda mais quando se trata prazos

      Excluir
  2. Muito legal! Essa comunicação cliente/fornecedor é essencial para o andamento dos negócios.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a postagem!
    O que aconteceria caso o cliente e o fornecedor forem de diferentes países? Já que as compras internacionais estão cada vez mais populares, será possível que essa "confiança internacional" seja construída apenas com discussões e reuniões online, sabendo que existe a possibilidade de um dos dois não cumprir o prometido e simplesmente desaparecer por morar em outro país?

    ResponderExcluir
  4. Então, essa relação de confiança nem sempre é apenas de pessoa para pessoa. Ou seja, um fornecedor, por exemplo, carrega o nome e marca da sua empresa. Então alem de seu nome, tem a reputação da sua marca em jogo.
    E no processo de procura por um fornecedor, os clientes sempre buscam por recomendações e referências. Portanto se algum cliente buscar um fornecedor que nao esteja no mesmo país que ele, ele nao fará isso sem ter garantias que nao sairá prejudicado no negócio.

    ResponderExcluir
  5. Acredito no diálogo como agente transformador, mas não abro mão do poder da comunicação escrita. A combinação dessas formas de comunicação pode trazer o equilíbrio até se fidelizar o cliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro logo dos contratos, surgiram porque houve quebra de contrato verbal...

      Excluir
  6. Sem dúvida para para um negócio ter sucesso é primordial um bom relacionamento entre cliente e fornecedor. Se o fornecedor entender a necessidade de seus clientes a parceria é sem dúvida produtiva.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente. Para uma parceria de sucesso, é fundamental um bom relacionamento entre o cliente e seu fornecedor

    ResponderExcluir
  8. A captação de clientes pelos fornecedores iniciar Aparti do bom atendimento e sem falar de um produto de qualidade que a empresa presta o serviço, os clientes estão mais exigente mas com razão buscando qualidade em todos os produtos. Cabe o fornecedor sabe identificar as necessidades do seu cliente e Sana sua necessidade, acredito que bom marketing começar com um produto de qualidade inovador que venha atender a necessidade do seu cliente.

    ResponderExcluir
  9. A relação entre cliente e fornecedor é de suma importância para ambos os lados.
    Para que possa oferecer boas condições e serviços aos clientes, faz com que tenha um diferencial competitivo e que sua empresa ganhe destaque no mercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único problema, é que a coisa monopolizou de tal maneira, que é difícil hoje em dia encontrar bons fornecedores.

      Excluir
  10. Um bom relacionamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

    ResponderExcluir
  11. O bom relacionamento com o cliente, é essencial para qualquer empresa.

    ResponderExcluir
  12. Cliente e fornecedor tem que ter mais do que um bom relacionamento, tem que ter uma parceria entre ambos, uma troca de informações claras e objetivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as vezes há uma briga de interesses, quem fica com a maior fatia de lucro, isso acaba prejudicando os consumidores.

      Excluir
  13. Muito bom mesmo. Penso que é todo um ciclo e parra que possam vender algo precisam desse algo com os fornecedores, então é necessário esse bom relacionamento com os fornecedores.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal, bem dividido e informativo o texto, acho que nesse contexto é primordial a comunicação com o fornecedor, tudo muito bem conversado é sempre mais fácil de resolver e mais leve a relação.

    ResponderExcluir
  15. Nossa queria dar ênfase na organização do texto ficou muito bem estruturado e dividido sempre com imagens que ajudam em uma associação, fora que o conteúdo esta bem conpleto. Parabéns

    ResponderExcluir
  16. a comunicação, convivência e o respeito são aspectos fundamentais na relação cliente/fornecedor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque seu nome para identificação do comentário.