A importância da relação cliente-fornecedor

    

        A relação entre cliente e fornecedor se modifica sempre ao longo do tempo. Anteriormente, os clientes acreditavam necessitar buscar inúmeros concorrentes, para não haverem problemas ou desentendimentos, além de evitar que possíveis golpes. Com o advento da internet e o desenvolver de uma relação entre estabelecimento e cliente, tal prática, apesar de não ser dispensável, não se faz imprescindível, visto que a confiança e o bom relacionamento se fazem cada vez mais presentes.

        Fundamental para que haja essa boa relação, são necessárias as seguintes coisas: evitar quebras de expectativas, antes de se firmar qualquer contrato, deve-se alinhar o que cada parte espera e principalmente os prazos estabelecidos previamente. Além disso, se clientes ou fornecedores não conseguirem cumprir, por qualquer motivo que seja o acordo, sejam atrasos em pagamentos ou no produto/serviço, isso deve ser avisado e resolvido o mais rápido possível, evitando assim possíveis litígios, desconfiança e/ou pendências.

        Para o cliente, fica a dica de priorizar fornecedores indicados por pessoas que já utilizaram seus produtos ou serviços. E nesse processo de descoberta de fornecedor, que não se dê preferência pelos que entregam apenas o menor preço, pois, com uma menor quantia de dinheiro pode vir uma grande desavença e dor de cabeça.

        Exemplo disso, são as compras feitas pelas plataformas: Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outras, em que o produto final, não é vendido por essas grandes corporações, essas apenas hospedam os produtos/serviços em seus diretórios, intermediando as vendas. Nesse caso, se os clientes derem importância e credibilidade apenas para quem oferece apenas o item desejado, de forma mais barata, podem levar golpes, não terem sua entrega feita a tempo ou simplesmente nunca receberem o que adquiriram.

        Em se tratando do processo de trocas, seja na relação entre clientes finais e empresas ou mesmo quando o produto/serviço ainda vai ser utilizado e reformulado em mais processos, para chegar a outros clientes, é necessário que sejam acordados, como já supracitado, todos os termos do acordo de vendas, mesmo quando esse processo não é feito de forma “formal”, como no caso anteriormente citado, do Mercado Livre.

        Parte disso, são as trocas, é preciso que antes de se executar efetivamente a venda, se determinem o prazo de troca, a quantidade de dias para se postar nos correios, novamente a peça defeituosa, ou que se mudou de ideia, ou até mesmo trocar o serviço a ser executado. Para isso, é importante que tudo seja previamente estabelecido e haja uma boa relação cliente-fornecedor. Desenvolvendo um clima de confiança mútua onde ambos saem ganhando, gerando desta forma uma parceria entre eles. Nessa, o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade, recebe um contrato de fornecimento por um período normalmente igual ao da vida do produto para o qual foi escolhido fornecedor.

Imagem 1:


Exemplo de negociação de vendas entre possíveis clientes e fornecedor

Referência Bibliográfica:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/relacao-cliente-fornecedor-logistica-empresarial/31644

https://blogdaqualidade.com.br/relacao-cliente-fornecedor-comakership/]

Alunos: 

Filipe Vaz

Isabela Miranda

Ítalo Bacci

Pedro Henrique Vieira


Comentários

  1. Um aviso prévio de atraso de pagamento ou eentrega é um bom sinal de comprometimento, seja advinda da parte do fornecedor ou da parte do cliente. Esse tipo de ação traz confiança e fortalece a parceria.

    ResponderExcluir
  2. Nesse mundo de compras virtuais a reputação do fornecedor diz muito sobre ele mesmo, dificilmente alguém compra algo num fornecedor mal avaliado.

    ResponderExcluir
  3. Com essas plataformas fazendo papel de intermediador, as empresas tem que ter essa proximidade com os fornecedores bem firmadas e ter seus acordos cumpridos para, assim todos se beneficiarem.

    ResponderExcluir
  4. Nessa era tecnológica em que estamos vivendo, qualquer deslize por parte do fornecedor ja é motivo para ele receber um feedback negativo do seu cliente. E essa avaliação vai repecurtir em varias outras possiveis negociações. Por isso, os forecedores no meio digital se esforçam tanto para cumprirem prazos e valores acordados.

    ResponderExcluir
  5. Vejo que poderia existir uma comunicação muito maior entre fornecedores e clientes. Poxa com tanta tecnologia, ainda vemos sites não cumprindo com suas obrigações.

    ResponderExcluir
  6. É importante analisar, que a evolução do mercado de compras nos mostrou que muitos aspectos tornou-se básico para escolher o melhor fornecedor, exemplo disso podemos citar o atendimento, as especificações do produto, serviços, valor de mercado, conformidade regulatória e o exemplo que a Mayara citou acima a reputação do fornecedor onde podemos analisar o ranking das empresas e o índice de solução de problemas.

    ResponderExcluir
  7. essa dica com certeza é muito valiosa: "priorizar fornecedores indicados por pessoas que já utilizaram seus produtos ou serviços".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque seu nome para identificação do comentário.