Só temos esta postagem, pode ser?

 


    A evolução tecnológica nas ultimas décadas foi algo estrondoso. E esse progresso ocorreu em varias frentes; na informatica, nos meios de transporte, nos meios de comunicação e consequentemente, na forma de comprar. E oque isso tem a ver com marketing? Tudo. Antigamente, as pessoas não tinham tanto acesso a ofertas como tem hoje, e por isso, o marketing não se fazia tão essencial para as empresas. Enquanto isso, nos dias de hoje temos milhares de ofertas nas palmas de nossas mãos, para podermos compararmos produtos, preços e prazos em qualquer lugar que estivermos do mundo. Dentre outros motivos, isso fez com que as empresas passassem a enxergar o marketing não só como uma forma de propaganda, mas como uma possível vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.




    Com o marketing ganhando a importância que merece, surge um novo questionamento. "Como o ambiente interno e externo afetam as estrategias de marketing das organizações?". Para respondermos tal pergunta, vamos utilizar como base alguns conceitos estabelecidos pela matriz SWOT (FOFA). Somente para contextualizar, essa matriz é uma ferramenta que examina os ambientes interno e externo de uma organização a fim de procurar oportunidades de melhora. 




    Para se fazer uma analise interna de uma organização deve-se levantar dados (recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos), para que se possa ter ciência do que é utilizado pela empresa e que esta em falta por exemplo. E precisamos também analisar o clima organizacional da empresa, pois colaboradores descontentes podem afetar até mesmo a produtividade final.
    E para fazermos uma analise externa precisamos analisar as tendencias do mercado, levando em conta fatores econômicos, possíveis crises, e o cenário atual do país. Alem disso, devemos fazer levantamentos de dados, por exemplo, para a definição de um publico alvo. E por fim conhecer o posicionamento no mercado, ou seja, saber qual a participação da empresa na economia local. Com essas analises feitas, saberemos ao certo a relevância da empresa, o seu publico alvo, pontos a melhorar e como direcionar de forma correta as estrategias de marketing da organização.




    Para ilustrar de forma clara e concisa oque acabamos de explicar, temos o exemplo da marca de bebidas Pepsi. Em 2009 a empresa lançou uma propaganda com o slogan "Só tem Pepsi, pode ser?". Essa estrategia usada pela marca reconhece que a sua principal concorrente (Coca-cola) sempre esteve e sempre estará a sua frente no mercado. Ou seja, a Pepsi reconheceu o seu lugar no mercado e criou uma forma de satirizar o seu "segundo lugar". Mais tarde a empresa mudou sua estrategia e sua visão; ao invés de ser 'mais uma opção', eles passaram a ser 'a opção'. Para isso, trocaram o slogan para "Só que sim". Deixamos os links de ambas as campanhas publicitárias abaixo.



                          Comercial da Pepsi - "Só tem Pepsi, pode ser?"  //  Nova Campanha da Pepsi


Com essa exemplificação da empresa de bebidas, percebemos a importância de se conhecer a fundo o seu ambiente interno e externo da organização, assim como sua relevância, e suas oportunidades de melhora, para o desenvolvimento de uma estrategia de marketing eficiente.
Abaixo, deixo um link com algumas propagandas super criativas para vocês verem.

👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆



REFERÊNCIAS

https://www.euax.com.br/2020/03/matriz-swot/

https://www.consultoriaiso.org/analises-internas-e-externas-da-organizacao/

https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/nova-campanha-da-pepsi-troca-pode-ser-por-so-que-sim-e-mostra-vantagens-de-ser-opcao


NOMES: Jaime Leite Mattos Neto

                 Otávio Araújo Guimarães Costa

                 Henrique Parreira Ribeiro

                 Rodrigo de Almeida Rodrigues


CURSO: Gestão da Informação





Comentários

  1. realmente, com o avanço da tecnologia, o aumento da produção, dos concorrentes e da oferta, se tornou muito importante analisar os diversos fatores dos ambientes interno e externo, para um melhor resultado da empresa

    ResponderExcluir
  2. Esse exemplo da Pepsi foi muito bom, é interessante observar como o marketing da marca tem uma variação enorme de país pra país, nos EUA a Pepsi é dona do espaço televisivo mais caro do mundo que é o Halftime Show do Super Bowl, já tiveram comerciais com divas, como a Beyonce, enquanto no Brasil nosso garoto propaganda foi um limão falante.

    ResponderExcluir
  3. Conhecer a empresa e o poder da marca no mercado é um dos pontos chaves para uma boa evolução e também para conseguir se manter vivo no mercado!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei como o texto abordou a Matriz Swot para contextualizar e explicar como a empresa deve entender o cenário interno e externo.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante que a empresa entenda bem os seus pontos fortes e fracos, conhecendo a sua própria fraqueza é o melhor ponto para trabalhar a mesma.

    ResponderExcluir
  6. É um ponto principal a empresa conhecer sua falhas e seus acertos, principalmente como diz no texo para "suas oportunidades de melhora, para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficiente".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque seu nome para identificação do comentário.