O ambiente no qual determinada empresa se encontra engloba fatores internos e externos, que podem definir quais tendências levam ao sucesso ou não de determinado negócio. Dentre esses fatores existem variáveis relacionadas ou ao macro ou ao microambiente e a análise desses fatores e variáveis gera indicadores que podem ajudar na identificação de oportunidades ou ameaças.
Pode-se levar em consideração, por exemplo o microambiente que compreende variáveis que afetam diretamente a capacidade de atendimento a clientes. Ainda se tratando do microambiente pode-se ter controle das ações que impactam neste ou não, quando as ações não dependem diretamente da empresa entra em cena, por exemplo a influência de outras empresas.
Assim o microambiente detém um aspecto mais amplo do que aparenta, já que envolve fatores não só dentro da própria empresa. Ainda assim as estratégias que podem ser tomadas quando algum problema é identificado nessa esfera são relacionadas também a avaliação da capacidade e ou capacitação de funcionários, relação entre fornecedor e empresa, a visão de determinado público que seja relevante para a empresa sobre a mesma e o que pode ser considerado o objetivo de todos os esforços, o relacionamento com o cliente.
Se levados em consideração forças das quais a empresa não tem controle, o macroambiente se define como não controlável, mas que pode ser monitorado. A análise de mercado, quando leva em consideração variáveis econômicas, demográficas, políticas entre outras, prepara a empresa para as possíveis tendências fazendo com que possa estar preparada para mudanças, caso seja necessário, quando essas variáveis mudam.
Assim a avaliação desses fatores controláveis, ou não, requer planejamento e acima de tudo monitoramento, que leva a tomada de melhores decisões a partir do momento que algum problema é identificado ou que alguma mudança futura possa ser prevista.
Felipe Rodrigues Andrade
Gustavo da Costa Maia
Mayara Freitas Oliveira
Thamires Soares Cardoso
Valéria Cardoso de Oliveira
Ambiente de Marketing: Entenda O Que É e Cada Um de Seus Fatores. Neil Patel. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/#:~:text=Ambiente%20de%20marketing%20envolve%20todas,e%20na%20sua%20pr%C3%B3pria%20competitividade. Acesso em 25 de setembro de 2020.


É realmente necessária, a avaliação detalhada dos micro e macro ambientes para que se possa conhecer a empresa com suas qualidades e dificuldades. Assim, defini-se a melhor estratégia de marketing.
ResponderExcluirGostei como o texto aborda a importância do planejamento para monitorar questões que não estão no controle da organização (no caso o macro ambiente).
ResponderExcluirHoje em dia um empresa que se desatenta quanto ao macroambiente corre um sério risco de vida, pois durante a epidemia do covid-19, os noticiários não param, tendo mudanças e ajustes a todo momento.
ResponderExcluirMuito importante estar sempre caminhando com analise do macro e micro, pois ambos juntos podem gerar uma excelente estratégia de marketing para a empresa. No entanto, vejo que poucas empresas levam a sério o macroambiente
ResponderExcluirÉ preciso saber onde será a área de atuação, analisando os pontos fortes e fracos, baseando em uma escolha de público, estudando o mesmo em diversos ambientes.
ResponderExcluirÉ preciso saber onde será a área de atuação, analisando os pontos fortes e fracos, baseando em uma escolha de público, estudando o mesmo em diversos ambientes.
ResponderExcluirPlanejamento para uma decisão é de suma importância, analisar bem dados, e transforma-los em informação para tomar uma decisão importante é uma excelente forma para tomar a decisão correta.
ResponderExcluiro controle do microambiente, sendo algo agradável e controlado é de suma importância para o desenvolvimento e tomada de decisões corretas.
ResponderExcluir